Todas as mensagens tem o propósito de levar
Cristo Para Todas as Nações!

domingo, 5 de abril de 2015

Ele não está aqui!

Foto: Maria Helena Margraf

Texto: Mc 16.1-8        
Tema: Ele não está aqui!
                       
         Vocês lembram do último NÃO que receberam ou deram?  Dar ou falar um NÃOpara alguém é muito fácil, mas receber um NÃO, na maioria das vezes, é duro, não acham?
Qual é o peso e o significado de um NÃO na lida de cada dia? Bem, ele pode causar uma série de transtornos e inconvenientes na nossa vida.  Vamos tentar imaginar alguns. Um trabalhador recolheu certinho o INSS, como nós dizemos, mas ao levar os documentos para se aposentar  recebe, depois de 60 dias, um NÃO da Previdência; um funcionário no quinto dia útil do mês consulta seu saldo no banco e percebe que a empresa na qual trabalha não depositou seu salário alegando que não há saldo para pagar em dia; o pai ou a mãe dizem NÃO ao filho quando ele quer viajar ou comprar seu carro.
         Qual não deve ter sido o impacto e o choque para as mulheres naquele dia de Páscoa. Elas madrugaram, compraram perfumes caros, preparam-se para a jornada e foram para o túmulo tentar embalsamar o corpo de Jesus, um costume rotineiro e comum da época. Aquelas cenas dramáticas vistas dois dias antes ainda fervilhavam e quem sabe diziam: “Graças a Deus que ele, depois de tanto sofrimento, conseguiu descansar!” No caminho ainda se preocupavam com a pedra enorme que fora colocada na entrada e selada e guardada por 4 soldados.
         A surpresa fica por conta de dois “homens” vestidos de branco, dois anjos de Deus, sentados na entrada do túmulo para dizer a elas: “Ele não está aqui. Ressuscitou!” Este “Não está aqui” causou um forte impacto naquelas mulheres. Além da confusão mental que reinava em suas cabeças, agora vem mais uma: Onde será que o corpo de Jesus foi colocado? pensam elas sem saber o que fazer (v 3).
O v. 8 diz: “Elas saíram e fugiram do túmulo, apavoradas e tremendo. E não contaram a ninguém porque estavam com muito medo”. Mais abaixo nos é relatado que ninguém acreditou na ressurreição de Jesus. Pedro, numa corrida louca, chegou, viu e ficou admirado com tudo o que viu.
         ELE NÃO ESTÁ AQUI”. É um NÃO na contramão daquelas mulheres e de todos os cristãos, mas um NÃO positivo, um NÃO para o bem, para a vida. Com este NÃODeus diz NÃO para a morte e SIM para a vida. “Onde está, ó morte a tua vitória?”pergunta Paulo. Deus, desde a queda em pecado, mostrou ao homem que a vida iria prevalecer sobre a morte, que, como escreve Agostinho, “a morte foi morta pela morte de Jesus” porque Jesus NÃO ficou na morte. 
Deus sempre removia as pedras e onde não havia caminho, ele abria, mesmo no meio do mar (Israel). Aqui vemos Deus remover a pedra para que o mundo não encontre prazer em cemitérios. Em Ez 18.32 lemos: Deus não tem prazer na morte de ninguém, nem do perverso.
         ELE NÃO ESTÁ AQUI”. A fé cristã está fundamentada sobre esta que é a doutrina básica de todas as doutrinas reveladas por Deus em sua Palavra: aRESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO.  Cremos em Deus Criador, que do nada fez tudo?  Sempre digo para os confirmandos e repito aqui que a fé na criação de Deus e não na evolução cega e pagã é a porta de entrada para a compreensão de toda a bíblia.  Quem não crer nos dois primeiros capítulos da bíblia (Gn 1 e 2) jamais vai entender “nadica de nada” do resto da bíblia.
Crendo que Deus do nada fez tudo, qual é a dificuldade para ele, se assim podemos falar, para do pó criar vida, ou seja, fazer um corpo morto viver de novo?  A ressurreição é uma “pequena criação” de Deus.  Tem como entender a operação de Deus de criar, fazendo do nada surgir a matéria que compõe este vasto e infinito universo?  Não, não dá para entender.  Aqui entra um NÃO com toda as suas implicações.
Na mesma direção, então, segue que qualquer ressurreição de algum morto, principalmente do corpo morto de Jesus, está dentro do mesmo princípio criador de Deus.  E que bom que NÃO dá para encaixar em nosso mente finita o infinito Deus. Se pudéssemos entender Deus, ele passaria a ser nossa criatura e nós seríamos deuses.
ELE NÃO ESTÁ AQUI. RESSUSCITOU”. Seria de perguntar se muitas vezes não estamos a caminho do cemitério com frascos de perfume. Quando temos dificuldades em crer no Cristo ressuscitado, que NÃO está mais na sepultura conforme o mundo incrédulo zomba, estamos tentando embalsamar o Jesus morto em nosso coração. Nossa incredulidade, nossas dúvidas, nossas lágrimas escondem e nos fazem acreditar que Deus tem um cemitério.  Em 1 Co 15.19,20 Paulo nos diz que, “se não cremos na RESSURREIÇÃO DE CRISTO, então estamos pregando uma ilusão”! Páscoa é demonstração do poder do Deus Criador, o Autor da vida.
Ele não está lá. Ele vive. Ele ressuscitou. Ele venceu a morte. Ele ressuscitou. Ele vive e com ele nós viveremos.  Ele não está aqui
         Deus diz SIM para a vida. Jesus é a própria vida. Na Palavra e nos sacramentos nos são dados a vida e a salvação eternas. Paulo diz: “Vocês foram ressuscitados com Cristo!” Vocês agora podem e devem pensar nas coisas que são do céu. Da terra e na terra só podemos colher a morte.  A morte foi vencida.  A pedra foi removida.  Alguém está batendo no nosso ombro. O próprio Jesus vai adiante de nós.
         Fica agora por nossa conta dizer “NÃO” às dúvidas. Está por nossa conta dizerNÃO para as coisas do mundo. Fica por nossa conta dizer SIM para Deus, dizer SIMpara Jesus, dizer SIM ao domingo de manhã na missão de celebrar e conservar este dia, porque Ele é o SIM de Deus para a vida.   Ele, Jesus, está aqui Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. 
Portanto, Cristo vive. Aleluia. Deus usa a igreja para dizer que a vida eterna é uma realidade. Quem crê no Cristo Ressuscitado tem a eterna vida.  Deus usa a igreja para dizer (leiamos em conjunto): “Pois Jesus Cristo, o Filho de Deus.... é o “sim” de Deus porque é o “sim” de todas as promessas Deus”, 2 Co 1.18-20.
         Hoje, na peregrinação terrena, vivemos na promessa da salvação graciosa e da presença de Cristo no Evangelho.  Amanhã o veremos face a face.  Hoje somos assaltados por muitos “nãos”. Amanhã viveremos o SIM de Deus para todo o sempre.   

Amém.
Rev. Heldo Bredow

0 Responses to “Ele não está aqui!”

Postar um comentário

 

Novidades no Blog

- Projeto MEMÓRIA: Contribua com fotos/dados/vídeos/informações/depoimentos sobre a CELPAZ. Vamos compartilhar neste espaço a história da nossa comunidade!
- Envie suas fotos para serem publicadas no blog da comunidade. Não esqueça de indicar a categoria (EB, Confirmandos, Jovens, Servas, etc.), data e local do evento.

500 anos