Todas as mensagens tem o propósito de levar
Cristo Para Todas as Nações!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Nossos Faróis Hoje




A Palavra, o Batismo e a Eucaristia são Nossos Faróis Hoje!

Ao comentar sobre o culto que Caim ofereceu a Deus, Martinho Lutero enfatizou que o culto é mais do que ouvir a Palavra de Deus. Isto é, os dons divinos do Batismo e da Santa Ceia também são essenciais para o culto correto. Muitas pessoas pensam que a Santa Ceia é uma coisa “extra”, e não uma parte integral do culto. Na  passagem a seguir, tirada do seu comentário sobre Gênesis, Lutero enfatiza a importância de manter todos os três dons divinos no culto, chamado a Palavra, o Batismo e a Santa Ceia de “nossos faróis hoje”.

Segue o texto de Lutero:

Todos os relatos sagrados oferecem provas de que, pela sua superabundante graça, nosso Deus misericordiosamente sempre colocou algum sinal exterior e visível de sua graça junto à Palavra, a fim de que os homens, com a memória refrescada pelo sinal e obra externa, ou Sacramento, crescem com certeza maior que Deus é bom e misericordioso. Assim, depois do dilúvio apareceu o arco-íris a fim de servir de prova convincente de que no futuro Deus não iria expressar a sua ira contra o mundo com tal punição. Para Abraão, como ouviremos, foi dada a circuncisão a fim de que ele pudesse crer firmemente que Deus seria seu Deus e que ele iria lhe dar a descendência na qual todas as nações seriam abençoadas. Para nós, no Novo Testamento, foram dados o Batismo e a Eucaristia como sinais visíveis da graça, para que nós possamos crer firmemente que nossos pecados foram perdoados através do sofrimento de Cris-
to, e que fomos redimidos pela morte dele.

Foi um grande consolo para Adão o fato de que, depois de ele haver perdido o Paraíso, a árvore da vida e os outros privilégios, que eram sinais da graça de Deus, lhe foi dado outro sinal da graça, a saber, os sacrifícios, pelos quais ele podia perceber que não havia sido rejeitado por Deus, mas sim, que ainda era o objeto de preocupação e da consideração de Deus. ... Essas eram manifestações verdadeiras da miseri-
córdia divina que as pessoas precisavam a fim de não ficarem sem alguma luz da graça de Deus.

Da mesma forma, a própria Palavra, o Batismo e a Eucaristia são nossos faróis hoje, para os quais olhamos como sinais confiáveis do sol da graça. Podemos afirmar com certeza que, onde a Eucaristia, o Batismo e a Palavra estão, lá estão Cristo, o perdão dos pecados e a vida eterna.

Por outro lado, onde esses sinais da graça não estiverem presentes, ou onde eles forem desprezados pelos homens, não apenas não há graça, mas erros execráveis acontecem, e os homens criam para si mesmos outras formas de culto e outros sinais. 

Assim é que os gregos cultuavam Apolo e outros cultuavam outros demônios; os egípcios cultuavam Anúbis, Serápis, crocodilos, o alho e a cebola; os romanos cultuavam Júpiter, Quirino e aquelas imagens execráveis: Priapo, Vênus, etc.

NÃO SIGA OS SEUS SENTIMENTOS DE DESESPERO;
SIGA A PALAVRA E OS SACRAMENTOS DE DEUS PARA A ESPERANÇA ETERNA!

Quando a luz da Palavra e esses sinais da graça que foram dados por Deus se perdem, os homens correm, necessariamente, atrás dos desejos dos seus corações.

Essas práticas variadas e dissolutas de idolatria provam como é precioso ter a Palavra e aqueles sinais da graça que Deus indicou e ordenou.

Portanto, esse dom é uma coisa inexprimível: que Deus não apenas se digna a falar com os homens através da Palavra, mas também acrescenta à Palavra sinais visíveis da graça, tais como o Batismo e a Eucaristia. Demos eternamente graças a Deus que, hoje, através da sua Palavra, nos resgatou desses erros incontrolados e práticas idólatras e generosamente nos deu os sinais da sua graça, para que os possamos ter diante de nossas portas, sim, até mesmo em nossas casas e nossas camas.


- Obras de Lutero, Edição Americana, vol. 1, pp. 248-250

0 Responses to “Nossos Faróis Hoje”

Postar um comentário

 

Novidades no Blog

- Projeto MEMÓRIA: Contribua com fotos/dados/vídeos/informações/depoimentos sobre a CELPAZ. Vamos compartilhar neste espaço a história da nossa comunidade!
- Envie suas fotos para serem publicadas no blog da comunidade. Não esqueça de indicar a categoria (EB, Confirmandos, Jovens, Servas, etc.), data e local do evento.

500 anos